Make your own free website on Tripod.com

Bárbara Maix

Fundadora da Congregação do Imaculado Coração de Maria

A Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria surgiu de um apelo de Deus, acolhido e vivenciado por Bárbara Maix, jovem austríaca, corajosa e temente a Deus. Desde Pequena aprendeu a cultivar a fé e o amor aos necessitados, que a levaram a assumir a causa das empregadas domésticas de sua época. Nasceu no dia 27 de junho de 1818, em Viena, Áustria.

Devido à situação política reinante no seu tempo, contrária à fundação de congregações religiosas, foi expulsa de seu país. Após 57 dias de viagem marítima, chegou ao Rio de Janeiro no dia 9 de novembro de 1848, com mais 21 companheiras. Uma delas escreveu: "Chegamos ao Rio de Janeiro sem saber a língua, sem dinheiro, com muita fome, mas cheias de confiança em Deus e Nossa Senhora".

No dia 8 de maio de 1849 foi fundada a Congregação, que é a primeira congregação feminina de vida ativa do Brasil. A vida de Bárbara Maix foi duramente marcada pelo sofrimento e dificuldades de toda sorte: econômica, espiritual, vida comunitária e realização da missão. Faleceu no dia 17 de março de 1873, deixando como herança às suas Irmãs o perdão.

Imaculado Coração de Maria

Padroeira da Congregação

 

"Nossa missão é grande e, por isso, temos necessidade de grandes virtudes, de um coração magnânimo, grande fé, esperança e amor, todas as virtudes no mais alto grau." (Bárbara  Maix)

 

Congregação ]